Sobre


Produção artesanal e tradicional

A produção do queijo Canastra é feita a mão e artesanalmente, em pequenos lotes, e respeitando os quatro únicos ingredientes tradicionais da receita original. Tudo é feito com calma e paixão na região da Serra da Canastra, com Indicação Geográfica protegida por lei.

Leite, coalho, pingo & sal.
O Queijo da Canastra é produzido há mais de duzentos anos na região da Serra usando só estes quatro ingredientes. Um primo distante dos queijos de São Jorge e da Serra da Estrela, tradicionais portugueses trazidos às Minas Gerais pelos colonos na época do ciclo do ouro. O sabor do queijo é único: marcado, denso, picante, adocicado e levemente ácido e com uma lembrança clara do sabor do leite. Tudo isso é fruto do clima, da altitude, dos pastos nativos e das águas da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco.
Os queijos da canastra são realmente especiais. Obras feitas a mão, e curadas diariamente, em cada detalhe, até atingirem a cor amarelo ouro, típica de quando o queijo chega à meia-cura.

Histórias de família

A família Alvarenga, criadora da Queijaria Alpi, está na região da Canastra há mais de um século. Vindos da fronteira entre Portugal e Espanha, fugindo da guerra, se estabeleceram em Piumhi, uma das sete cidades produtoras do autêntico Queijo Canastra, ao lado de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí e São Roque de Minas. Juntas, estas cidades formam a região do Queijo da Canastra. Todos os nossos queijos são feitos pelas mãos de uma família que há mais de cinquenta anos cultiva a arte de fazer queijo na Serra.

//

No interior de Minas costuma-se dizer que "queijo é como criança pequena". E realmente os artesanais de leite-cru merecem atenção especial para que fiquem sempre melhores com o tempo.

 Como cuidar

do seu queijo.

1

É sempre melhor manter seu queijo fora da geladeira, assim ele cura, e a cada semana você vai ter um queijo com um sabor levemente diferente.

2

Vire seu queijo todos os dias para que cure por igual. Ele é um queijo vivo, e precisa respirar para ficar melhor e distribuir o próprio sabor de maneira uniforme.

3

Mantenha-o em um local fresco e arejado: o ideal é uma tábua de madeira, mas pode ser cerâmica, ou até ardósia (que fica super charmoso!).

4

Lave seu queijo em água corrente uma vez por semana e seque com um pano de prato. Assim você limpa seu queijo e ainda impede que ele resseque.

5

O queijo pode ficar na geladeira - assim o processo de cura fica parado - mas deve ficar bem embalado para não entrar em contato com o ar seco e frio. 

//

FAQ, pagamentos, entregas & devoluções e parcerias.

Temos uma seção específica do site para responder a todas as suas dúvidas e esclarecer informações sobre entregas e devoluções, pagamentos e também parcerias de diversas naturezas: é só clicar aqui. Se quiser mandar uma mensagem, use o formulário na seção contato ou envie um e-mail para ola@queijariaalpi.com.br.

Inscreva-se para receber nossos e-mails

Novos produtos, promoções, conteúdo do blog e mais.