A clássica marguerita é a pizza que se tornou símbolo da cozinha italiana. Foi uma criação do chef napolitano Taffaello Esposito, em 1889, para comemorar a visita da rainha italiana do país recém-unificado e exibe as cores da bandeira nacional: branco (queijo), vermelho (tomates) e verde (manjericão). Vamos aprender a autêntica pizza marguerita, com um toque de Queijo da Canastra?
PIZZA MARGHERITA
- Execução: fácil Vinho: Falerno del Massico Bianco
- Preparação: 20 min + 45 min de descanso
- Cozimento: 20 min
- Calorias: 1083 por pizza
PARA 2 PIZZAS
A massa base:
- 250gr de farinha tipo 00 ou peneirada
- Cerca de 100ml de água morna
- 15g de levedura de cerveja
- Sal
O molho:
- 1kg de tomates maduros
- 250-300g de Queijo Canastra
- Óleo
- Azeite
- Sal
Prepare a massa: dissolva o fermento na água morna, adicione 50 gramas de farinha e misture, acrescentando a água necessária. Deixe crescer por 15 minutos. Acrescente ao monte restante farinha com uma pitada de sal. No meio da massa, disponha o fermento e trabalhe a mistura com energia, acrescentando a água quente necessária para fazer uma massa macia. Deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em duas partes, estenda-a em forma de disco, separe a massa em duas partes (20-24 cm de diâmetro), regado por óleo, cubra com um pano e deixe crescer por 15 minutos.
Prepare o molho: descasque os tomates, retire as sementes, corte em pedaços pequenos, deixe-os escorrer em uma peneira. Corte o queijo canastra meia cura em fatias bem finas e reserve. Quando a massa crescer, molde-a deixando uma polegada no entorno. Polvilhe com o tomate, o sal, regue com um pouco de azeite e asse em forno pré-aquecido a 250º por aproximadamente 10 minutos. Retire, distribua o queijo canastra na superfície da pizza, coloque folhas de manjericão, um fio de azeite e coloque de volta no forno por cerca de 10 minutos. A pizza está pronta quando a borda estiver bem dourada e o queijo estiver derretido. Lembrando que o queijo da canastra é naturalmente mais pesado e denso do que a mozzarella, por isso, é importante saber dosar a quantidade para a pizza ficar no ponto certo do queijo!