A galinha d’angola, ou galinha caipira, é um ingrediente tradicional da culinária mineira. Tem um enorme valor histórico e quanto ao sabor nem se fala: é especial. Diferente do frango comum, sua carne é mais consistente, mais suculenta e também tem uma coloração mais escura. Essas características se desenvolvem pelo fato dela ser criada ao aberto, e não confinada como a maioria dos frangos de supermercado. Dessa forma ela também desenvolve uma consistência mais interessante e um sabor diferente de tudo que você já comeu. Geralmente, este tipo de frango é cozido e não grelhado, mas quando se trata do peito exclusivamente, por ele ser mais fino, recomenda-se fazê-lo diretamente na frigideira, evitando que perca muito líquido e resseque.
Ao combinar a carne de galinha da angola com o queijo canastra e o ora-pro-nobis tem-se uma receita tipicamente mineira. Receita de origem, da terra. Cousine du terroir, como diriam os franceses. Comida de casa, feita com os melhores ingredientes.
Massas curtas, como penne ou rigatoni são ideais para massas cremosas como esta - assim o queijo canastra derretido cobre cada canto da receita: tanto a galinha d’angola quanto o macarrão se fundem, deixando o prato incrivelmente saboroso. É fácil de fazer e deixa qualquer convidado com água na boca. Ao final, adiciona-se o ora-pro-nobis, uma erva tradicionalmente usada em Minas Gerais, e o tomate-seco que traz um adocicado que dá um sabor autêntico e marcante à receita. Vamos às instruções:
Penne ao Queijo Canastra, Galinha d'angola, tomate-seco e ora-pro-nobis.
Tempo total de preparação: 30 a 40 minutos.
Ingredientes (para 4):
- 100g de tomate-seco no azeite
- 1 peito de frango da galinha d'angola, cortado em tiras desiguais
- 3 dentes de alho triturados
- azeite
- sal
- páprica
- 100ml de leite
- 50ml de creme de leite
- 250g de queijo canastra meia-cura ralado
- 800g de macarrão - penne ou rigatoni
- 1 maço de ora-pro-nobis (pode ser substituído por espinafre se necessário)
Instruções:
Passo 1: Em uma frigideira, refogue os dentes de alho triturados no azeite com os tomates secos. Se os tomates secos estiverem inteiros, corte-os em pedaços menores antes de refogá-los. Em paralelo, coloque a água do macarrão para ferver.
Passo 2: Com a chama a fogo médio, coloque as tiras da galinha d'angola com sal e páprica na frigideira. Após 5 minutos ou quando as tiras de frango estiverem mais firmes, coloque a chama baixa.
Passo 3: Adicione à frigideira com os outros ingredientes o leite e o creme de leite e mais uma colher de chá de sal. Deixe que o molho ferva, coloque o queijo canastra meia cura ralado e misture por 1 minuto, até que esteja completamente derretido. Prove a receita, se o sal não estiver no ponto, corrija até que esteja no seu gosto. Desligue o fogão e deixe à parte.
Passo 4: Cozinhe a massa de acordo com as instruções do pacote. Geralmente durante 8 a 12 minutos.
Passo 5: Escorra o macarrão e misture com o molho ainda na frigideira, coloque o ora-pro-nobis e aqueça no fogo baixo por 2 ou 3 minutos. Assim que as folhas estiverem moles misture lentamente para que o sabor fique uniforme.