Onde comprar Queijo Canastra?


Loja de Queijo Canastra no mercado central de Belo Horizonte

Comprar um legítimo Canastra pode ser mais difícil do que se imagina. Com mais de 200 anos, a história do Queijo Canastra remonta à vinda dos colonos para o sudoeste das Minas Gerais durante o ciclo do ouro. Acredita-se que ele seja um primo distante dos queijos de São Jorge e da Serra da Estrela, tradicionais regiões portuguesas onde a produção do queijo artesanal é parte importante da cultura gastronômica.

Ao longo do último século os queijos produzidos nas diferentes regiões mineiras se tornaram sinônimo de qualidade, assim como vários outros produtos do estado que hoje é protagonista no universo gastronômico brasileiro. Por outro lado, mesmo com a crescente fama do “queijo minas”, a regulamentação proibitiva e danosa imposta pelo estado provou uma baixa no preço dos produtos devido a impossibilidade de escoamento da produção. O termo “Canastra” se tornou então uma forma de valorizar o queijo, mesmo que ele viesse de outras regiões do estado. Surgiram então “Queijos da Canastra” de Araxá, de Uberlândia, da Mantiqueira, e de tantas outras regiões que buscaram se apropriar do termo com o objetivo de valorizar seus produtos.

Queijo Canastra Alpi meia cura da Queijaria Alpi

Hoje, graças ao trabalho realizado por associações e produtores, o uso do termo de Indicação Geográfica “Canastra” é regulado pelo IPHAN e pela EMATER e pode ser usado unicamente para designar os queijos produzidos em um dos sete municípios reconhecidos: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Vargem Bonita, Tapiraí e São Roque de Minas. Juntas, estas cidades formam a região de Indicação Geográfica protegida por lei. A melhor maneira para se comprar um Queijo Canastra acaba sendo, portanto, visitar uma das cidades produtoras - certamente o viajante não vai se arrepender: a região da canastra é famosa pelas paisagens incríveis e pela natureza e gastronomia exuberantes.

Mapa do Queijo Canastra

Mas sabemos que a maioria dos cidadãos comuns amantes da boa gastronomia nem sempre pode parar o tempo e fazer uma viagem para comprar um belo queijo. O consumidor comum, como eu e você, tem então duas opções de onde comprar o queijo canastra: nas lojas online dos produtores, como o site da Queijaria Alpi, ou em uma das lojas especializadas que vem surgindo ao redor do país nos últimos anos, como a Roça Capital - no mercado central de Belo Horizonte, o Mestre Queijeiro - em São Paulo ou a Dariquim - no Rio de Janeiro. O preço do queijo canastra pode variar bastante, mas geralmente as lojas online oferecem um preço competitivo mesmo após o cálculo do frete, por eliminarem a margem dos atravessadores - ou queijeiros - como são conhecidos.

Queijaria Alpi - onde comprar queijo canastra

Boas referências de onde comprar Queijo Canastra podem ser encontrados no site da associação SertãoBrás, que lista alguns dos produtores da região e também o próprio site da Região da Canastra, mantido pela APROCAN - Associação de Produtores da Canastra e sempre atualizado.

Serra da Canastra por Queijaria Alpi - São Roque de Minas


Inscreva-se para receber nossos e-mails

Novos produtos, promoções, conteúdo do blog e mais.