Queijo canastra, queijo minas, queijo meia cura ou queijo curado?


Queijaria Alpi - Queijo Canastra meia cura e Queijo Canastra real

Uma das frequentes dúvidas de quem está entrando no universo dos queijos é "qual a diferença entre canastra, meia cura, curado e queijo minas? Explicamos: os queijos fazem parte da alimentação humana há pelo menos dois mil anos, e, desde os primórdios a quantidade e a variedade de queijos produzidos pelo mundo vem gerando um número quase infinito de denominações, nomes e categorias. Já mais recentemente, os brasileiros estão aprendendo cada vez mais sobre o universo dos queijos - em particular dos artesanais - que estão caindo no gosto das pessoas e que gradativamente estão sendo categorizados na nossa terra brasilis. Estamos vivendo um momento de sofisticação do consumo de alimentos - que em alguns casos acaba gerando a famigerada “gourmetização” - e junto com essa busca por sabores novos e diferentes acabam surgindo algumas dúvidas. A mais recente delas ligada à denominação do queijo canastra, ou queijo minas. Ou seria queijo meia cura? Ou melhor, seria queijo curado? Bom, vamos então colocar a mão na massa e esclarecer essa pequena confusão dando nome aos queijos.

Queijo Canastra (ou Queijo da Canastra)

O nome “queijo canastra” diz respeito à região onde ele é produzido. Ele deve necessariamente ser produzido em um dos sete municípios que compõe a região da Serra da Canastra, denominada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e com Indicação Geográfica protegida. Isso quer dizer que qualquer queijo produzido na região é um Queijo Canastra autêntico? Não, de maneira alguma! Ele também deve seguir um processo de produção específico seguindo a tradição, os ingredientes e o modo de fazer original. Assim como Champagne, ou Chianti, o termo "queijo canastra" não pode ser usado para indicar produtos de outras regiões do nosso país.

Queijaria Alpi - Queijo canastra meia cura e queijo canastra curado

Queijo Minas (ou queijo de minas)

"Queijo minas" diz respeito a todo e qualquer queijo produzido em Minas Gerais, independente de local ou processo de cura. Por outro lado, em alguns estados do Brasil o nome se tornou sinônimo do queijo frescal, ou queijo branco - como é conhecido em São Paulo. Nesse caso, o queijo minas corresponde ao queijo fresco, com pouco tempo de cura e ainda no processo de dessoração (perda de líquido). O uso do nome queijo minas para certos tipos de queijo se deu pelo fato histórico de que Minas Gerais sempre foi o mais tradicional produtor de laticínios do país - o que indica qualidade e valorização do produto.

Queijaria Alpi - Queijo minas frescal

Queijo Meia Cura e Queijo Curado

O termo “Queijo Meia Cura”, assim como “Queijo Curado” diz respeito ao ponto de maturação do queijo, e vale para produtos de diversos tipos. No Brasil, os termos geralmente estão associados aos queijos de massa prensada, que são mais compactos e com o tempo acabam adquirindo um tom dourado que indica o ponto de cura - ou maturação - do queijo. Por outro lado, nesse momento de popularização dos queijos artesanais e nacionais, os termos “queijo meia cura” e “queijo curado”, frequentemente são usados para denominar o queijo canastra, que é talvez o mais famoso dos queijos artesanais brasileiros.

Queijaria Alpi - Comprar queijo canastra

Bom, agora que as dúvidas estão esclarecidas, está na hora de pedir o seu autêntico queijo canastra na Queijaria Alpi.

 


Inscreva-se para receber nossos e-mails

Novos produtos, promoções, conteúdo do blog e mais.